Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal

Definição: um Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal é um laboratório que objetiva detectar o estado atual das características químicas, físicas, biológicas, mineralógicas e micromorfológicas do solo, bem como características químicas do tecido vegetal, conforme os equipamentos de precisão e técnicos especializados de que disponha.
Objetivos: Especificamente o Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal da UENP/CLM objetiva proceder análises químicas de rotina para detecção do estado atual da fertilidade do solo, bem como do estado nutricional das plantas, além das principais análises físicas e biológicas, respectivamente para detecção da qualidade física e biológica do solo, tudo com vistas a recomendação e administração de insumos e técnicas agronômicas no fito de conseguir a maior produtividade com a preservação da sustentabilidade do solo agrícola. Tais análises objetivam: a) o ensino e treinamento dos alunos da graduação do curso de agronomia, especificamente da disciplina de Fertilidade do Solo e Adubação, bem como de Pedologia, Química e Física de Solos; b) atender a demanda de análises decorrentes das pesquisas para a feitura de dissertação dos alunos de mestrado da UENP/CLM; c) atender a demanda por análises requisitadas por produtores rurais da região norte do estado e por vezes de outras regiões.

Serviços prestados: análises de solo para detecção do estado atual da fertilidade atual do solo: macro e micronutrientes, pH e MOS; estado nutricional das plantas: macro e micronutrientes; para diagnosticar a qualidade física do solo: textura, densidade real e aparente, avaliação da estrutura,  macro, microporos e porosidade total, bem como algumas análises biológicas: carbono da biomassa microbiana e respiração basal.

Coordenador: Francisco Carlos Mainardes da Silva
Email: mainardesilva@uenp.edu.br
Telefone: 043 - 3542-8046
Horário de atendimento: segunda a sexta 7:30 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Equipamentos

Balança Analítica

Aplicações: Laboratório, Saúde e Educação Principais Características: • Capacidade/ divisão: 220g/ 0,1mg • Interface serial RS-232C incorporada; • Função Contagem de peças; • Display Analógico

Destilador de Nitrogênio

Utilizado para destilação de nitrogênio amoniacal, bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl após o processo de digestão.

Espectrofotômetro

Ideal para análises de solos, águas e efluentes, FIA. Robusto! Largura de banda de 5nm. Saída Serial RS232C que facilita automatização no seu Laboratório. Faixa

Fotômetro de chamas

Utilizado para analisar a dosagem de elementos específicos contidos em amostras: Sódio (Na) e Potássio (K), podendo abranger Cálcio (Ca) e Lítio (Li) (filtros opcionais).

Deseja utilizar nossos equipamentos ou laboratórios?

Entre em contato para agendar um horário